A pintura - a arte da cor
Introdução
A pintura infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças . Além de trazer todos os benefícios de uma actividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma actividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhoria na auto-estima.
A educação em arte proporciona o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, a criança amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte não envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e reflectir sobre eles. Envolve também, conhecer, apreciar e reflectir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e colectivas de distintas culturas e épocas.
A pintura é a transformação do pensamento da criança em formas e cores, sendo um acto criativo que amplia o relacionamento com o mundo.
Numa actividade de pintura, as crianças descobrem as cores e suas misturas, estimula a interacção social, liberta emoções desenvolve a concentração e a atenção, trabalha com o corpo e os sentidos, desenvolve a criatividade, etc. Enfim a pintura desperta a imaginação das crianças.
A criança gosta de pintar, experimentar diferentes materiais e técnicas e sobre diferentes suportes, apreende a expressividade direita do traço, a
percepção da linha que gera as formas, o sentido estrutural do desenho e a harmonia das cores.Por outro lado, o contacto com as obras de arte desenvolve a sensibilidade estética e contribui para desbloquear o processo criativo, proporcionando a descoberta das mais variadas técnicas de expressão.
Devemos sempre abrir espaço para as crianças em relação a pintura, pois é pintando que a criança expõe suas vontades e desejos é através da pintura, que as crianças passam para o papel o que estão sentindo.
A arte é uma forma de expressão. Por meio dela, as crianças demonstram seus sentimentos e sua interpretação do mundo
Pretendo desta forma, dar oportunidade às minha crianças de se manifestarem livremente por meio de seus desenhos e pinturas.
Projecto: Pequenos GRANDES Pintores
Objectivo Geral:
• Conhecer algumas obras de Joan Miró despertando o interesse pela arte visual e formando opiniões das releituras das suas obras;
Objectivos específicos:
• Valorizar suas próprias produções assim como respeitar as dos colegas;
• Apreciar algumas obras de Miró assim como de outros pintores conhecidos;
• Aprender diferentes técnicas de pintura;
• Conhecer alguns estilos de pintura;
• Incentivar a participação das famílias no processo educativo;
• Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
• Desenvolver o sentido estético.
Fundamentação teórica:
Joan Miró (1893-1983 Barcelona)
"Mais importante do que a obra de arte propriamente dita é o que ela vai gerar. A arte pode morrer; um quadro desaparecer. O que conta é a semente."
Joan Miró
Aproximar a criança do universo das Artes, tecendo paralelos entre a linguagem artística e muitas outras artes do conhecimento, é um dos objectivos do Projecto.
De facto, o contacto com as produções de artistas consagrados, traz muitos benefícios à criança e deve ser sempre estimulado, instigando a sua curiosidade e interesse. São oportunidades de interacção com a criação, a inventividade e a beleza, próprias da Arte.
Com um modo próprio e muito rico de interpretar o mundo, Miró apresenta a realidade de forma simplificada, simbólica e quase infantil.
Os seus trabalhos caracterizam-se pela liberdade da criação, os grafismos e a cor preta em intenso diálogo com formas fortemente coloridas.
Sua obra, alegre e cheia de vida, é muito apreciada pelas crianças.
Miró também valorizava os desenhos das crianças por serem livres das convenções e verdadeiramente criativos, por isso fazia desenhos parecidos com desenhos de crianças.
Os trabalhos de Miró são mágicos e únicos. Ele conseguiu criar um outro mundo de formas em seus desenhos, totalmente desvinculadas do mundo real, com grande talento e imaginação.
Metodologia:
Visto o meu grupo de crianças se encontrar numa fase de exploração e descobertas, e tudo o que observa é motivo de interesse, decidi fazer uma pequena abordagem ao pintor Joan Miró através de imagens de alguns dos seus quadros.
Foi impressionante a forma como eles interpretaram o que viam, nós adultos tendemos a racionalizar tudo… e de uma forma mágica que só as crianças têm começaram a fluir uma quantidade de respostas sobre o que observavam nos quadros. No final cada um deles escolheu um quadro de Miró como seu símbolo.
Começou então a nossa viagem pelo mundo da pintura…
Sem comentários:
Enviar um comentário