"Espero que a minha capacidade de aprender nunca morra." (Augusto Cury)







O que uma Educadora deve ter...

"Uma memória de elefante, para tudo se lembrar.

Uma paciência de anjo, para a todos educar.

Olhos à volta da cabeça, para tudo poder ver.

Resposta automática, para a todos responder.

Microfone incorporado, para tudo registar.

Umas costas bem largas, para tudo isto aguentar.

Ouvidos com controle de intensidade, para não ficar com a cabeça atordoada.

E uma voz bem resistente, para não ter de ficar calada.

Oito braços como um polvo, para a todos ajudar.

E um coração de criança, para tudo apreciar.

Um bom filtro nasal, para os maus cheiros resistir.

E um enorme bom humor, para tudo encarar a rir!

Mais dez dedinhos de fada, que ajudem a trabalhar...

E umas pernas de atleta, para os mais pequenos apanhar.

Conhecimentos de informática, para usar o computador.

E também de medicina, para aliviar a dor.

Precisa também de ter muita cultura geral.

E nas áreas ciêntíficas, não poderá dar-se mal... Biologia,

Matemática e também Meterologia. Para além de Físico-quimica e também Geografia.

Tem de saber Psicologia, para lidar com as pessoas. E dizer sem magoar, às vezes coisas menos boas...

Enfim, uma Educadora à medida da necessidade,

só feita por encomenda, não vos parece verdade???"


(Autor Desconhecido)


domingo, 13 de março de 2011

O nosso projecto de sala - Pequenos GRANDES pintores

A pintura - a arte da cor


Introdução

A pintura infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças . Além de trazer todos os benefícios de uma actividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma actividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhoria na auto-estima.



A educação em arte proporciona o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, a criança amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte não envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e reflectir sobre eles. Envolve também, conhecer, apreciar e reflectir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e colectivas de distintas culturas e épocas.


A pintura é a transformação do pensamento da criança em formas e cores, sendo um acto criativo que amplia o relacionamento com o mundo.
Numa actividade de pintura, as crianças descobrem as cores e suas misturas, estimula a interacção social, liberta emoções desenvolve a concentração e a atenção, trabalha com o corpo e os sentidos, desenvolve a criatividade, etc. Enfim a pintura desperta a imaginação das crianças.


A criança gosta de pintar, experimentar diferentes materiais e técnicas e sobre diferentes suportes, apreende a expressividade direita do traço, a
percepção da linha que gera as formas, o sentido estrutural do desenho e a harmonia das cores.Por outro lado, o contacto com as obras de arte desenvolve a sensibilidade estética e contribui para desbloquear o processo criativo, proporcionando a descoberta das mais variadas técnicas de expressão.




Devemos sempre abrir espaço para as crianças em relação a pintura, pois é pintando que a criança expõe suas vontades e desejos é através da pintura, que as crianças passam para o papel o que estão sentindo.


A arte é uma forma de expressão. Por meio dela, as crianças demonstram seus sentimentos e sua interpretação do mundo
Pretendo desta forma, dar oportunidade às minha crianças de se manifestarem livremente por meio de seus desenhos e pinturas.



Projecto: Pequenos GRANDES Pintores






Objectivo Geral:


• Conhecer algumas obras de Joan Miró despertando o interesse pela arte visual e formando opiniões das releituras das suas obras;




Objectivos específicos:


• Valorizar suas próprias produções assim como respeitar as dos colegas;


• Apreciar algumas obras de Miró assim como de outros pintores conhecidos;


• Aprender diferentes técnicas de pintura;


• Conhecer alguns estilos de pintura;


• Incentivar a participação das famílias no processo educativo;


• Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;


• Desenvolver o sentido estético.


 
Fundamentação teórica:




Joan Miró (1893-1983 Barcelona)


"Mais importante do que a obra de arte propriamente dita é o que ela vai gerar. A arte pode morrer; um quadro desaparecer. O que conta é a semente."



                                  Joan Miró




Aproximar a criança do universo das Artes, tecendo paralelos entre a linguagem artística e muitas outras artes do conhecimento, é um dos objectivos do Projecto.
De facto, o contacto com as produções de artistas consagrados, traz muitos benefícios à criança e deve ser sempre estimulado, instigando a sua curiosidade e interesse. São oportunidades de interacção com a criação, a inventividade e a beleza, próprias da Arte.
Com um modo próprio e muito rico de interpretar o mundo, Miró apresenta a realidade de forma simplificada, simbólica e quase infantil.
Os seus trabalhos caracterizam-se pela liberdade da criação, os grafismos e a cor preta em intenso diálogo com formas fortemente coloridas.
Sua obra, alegre e cheia de vida, é muito apreciada pelas crianças.
Miró também valorizava os desenhos das crianças por serem livres das convenções e verdadeiramente criativos, por isso fazia desenhos parecidos com desenhos de crianças.
Os trabalhos de Miró são mágicos e únicos. Ele conseguiu criar um outro mundo de formas em seus desenhos, totalmente desvinculadas do mundo real, com grande talento e imaginação.


Metodologia:




Visto o meu grupo de crianças se encontrar numa fase de exploração e descobertas, e tudo o que observa é motivo de interesse, decidi fazer uma pequena abordagem ao pintor Joan Miró através de imagens de alguns dos seus quadros.
Foi impressionante a forma como eles interpretaram o que viam, nós adultos tendemos a racionalizar tudo… e de uma forma mágica que só as crianças têm começaram a fluir uma quantidade de respostas sobre o que observavam nos quadros. No final cada um deles escolheu um quadro de Miró como seu símbolo.
Começou então a nossa viagem pelo mundo da pintura…

Sem comentários:

Enviar um comentário